segunda-feira, 23 de abril de 2012

Poema: Sofrimento Acabado

Esse poema tem uma história bem legal pra mim. Não estou dizendo que o poema é legal, pois apesar de gostar e ter sido eu quem fiz, acho bem chatinho, e ganhei troféu de melhor poesia ainda... Está publicado, por isso vou postar aqui, se alguém roubar (duvido muito) será processado por mim! :P

Antes de ir direto ao poema, creio que seja necessário para o vosso entendimento, saber por que fiz essa poesia. Eu tinha 14 anos, em 2005, e fui chamada pela minha professora de língua portuguesa para participar de um concurso de poesias referente à vida de Madre Clélia Merloni (quem fundou o CIESC e cujo nome é o nome da escola em que estudei 9 anos de minha vida). Eu aceitei com a condição de não ter que apresentá-la oralmente, pois sempre fui, e sou, MUITO, EXTREMAMENTE, AVASSALADORAMENTE (existe essa palavra?) tímida. Ao que a professora disse que seria apenas o poema escrito, eu aceitei tranquilamente. Portanto li a biografia de Clélia, e algumas horas antes de entregar o poema para ser avaliado na primeira etapa eu o fiz com pressa e entreguei. A segunda etapa foi apresentação oral da poesia (pois é). Nos ensaios a moça que estava nos auxiliando me disse que tenho voz melosa e devo falar muito mais alto do que eu imagino que esteja falando. Estava super feliz por ter sido enganada (ou a professora não pensou que eu pudesse passar pra segunda etapa.... Por quê me chamou então?) e ainda descubro que tenho voz melosa. No dia da apresentação tremi tanto que nem sei como consegui ficar em pé, juro. Mas aí está minha vitória por acaso:

"Sofrimento Acabado

Clélia Merloni com sua teimosia
Conseguiu tudo, ou quase tudo, o que queria
Com muita dedicação protegeu suas filhas
De todo seu coração entregou sua vida a elas.
Em frente ao Crucificado declarou toda a sua dor
Deixou seu pai abalado, se libertando assim
De todo orgulho criado durante anos de sofrimento
Mas Clélia Merloni com seu pensamento
Ia descobrindo todo o seu talento
Pressentimentos e dúvidas corriam na sua mente
E ela acreditava, era verdade. Pois corriam insistentemente.
Clélia sofreu como Cristo na Cruz
Pois com ela era assim:
'Sou de Cristo, Jesus!'
Muitas vezes viu a morte de frente
Achava que sua sina era sofrer eternamente
Eternamente não sofreu, pois com Deus está agora
Deus salvou sua vida, agora ela está lá fora
Fora dessa prisão que nos deixa sempre na mão
Madre Clélia Merloni deixou seu ensinamento
Antes de partir:
Nunca desistir!"







2 comentários: