sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Auto Sabotagem (ou autossabotagem)


Tenho visto algumas amigas minhas se auto sabotando e por isso decidi postar sobre isso.

Acredito que seja comum as pessoas se auto sabotarem às vezes (algumas pessoas sempre). Por quê? A psicologia explica, mas eu não sou psicóloga, nem estudo isso, então não vou falsear verdade alguma aqui! Apenas expor minha opinião e visão, de quem faz terapia, sobre isso. Quem quiser saber mais (e aconselho, acredito que seja impreterível que todos leiam!) achei um site ótimo que explica muita coisa: http://www.marisapsicologa.com.br/autossabotagem.html

A principal sabotagem que vejo que nós, mulheres, fazemos, é quando estamos começando a ser feliz com algo/alguém. Se começamos a ser feliz com algo, logo vem a nossa mente possíveis formas de não dar certo, tipo aqueles pensamentos: "o que vem rápido, vai mais rápido ainda", "quando a esmola é muita, o santo desconfia", "quando é fácil, tem algo errado", etc. Afinal, qual é o problema de ser feliz de forma rápida e fácil? Qual é o REAL problema de ganhar algo ou alguma oportunidade? Eu mesma, por exemplo, adoro doar algo que não utilizo mais, fazer alguém sorrir e ser feliz com um gesto, fazer caridade sem nada em troca. É gratificante!

É certo que em cada queda que levamos da vida adquirimos certos bloqueios (inconscientemente), que chamamos de proteção, mas isso é uma cautela em excesso e um tanto desnecessária. É ótimo que tenhamos experiências com as coisas e que aprendamos a lidar com situações com certo cuidado, mas não faz sentido pensar que uma pessoa agirá assim, porque outra lá atrás, que não tem nada a ver com esta, agiu. Temos que nos ater aos fatos. Temos que ter pés no chão e não deixar a ilusão excessiva nos dominar. Essa ilusão vai fazer com que se acredite que tudo é perfeito e agradável, mas vai fazer também com que se acredite em todas as desconfianças que já se teve na vida e estão sendo projetadas na atualidade, projetadas em algum inocente desses fatos passados, principalmente se algum espírito de porco plantar uma dúvida em nós (vai ser fácil acreditar em qualquer coisa que falarem, nesse caso). Então é importante ter um grande controle mental (que sei que se inicia mudando o pensamento, porque isso eu já aprendi na terapia) e apagar da memória os bloqueios adquiridos com as experiências que se teve na vida. Devemos nos zerar a cada queda. A lição já vai ter sido aprendida, então pra que bloquear a felicidade por algo que já passou e não tem nenhuma correlação com a realidade?

Apague da mente uma oportunidade que não deu certo, um não que você recebeu algum dia na vida, um olhar ruim, uma palavra ruim, uma lembrança ruim. Só apague. Atos ruins de quem você gostou muito um dia? Apague também, porque outras pessoas que você gostar não farão isso com você. E trate de tratar cada situação e pessoa de forma diferente, absolutamente tudo e todos são diferentes. Tudo e todos. Entenda que passado é passado e deixe o passado em seu lugar. Se a sua mente está perturbada com algo do passado, outras pessoas não tem nada a ver com isso, não perturbe o passado delas também, deixem-nas serem felizes.

Se a felicidade bater à sua parte, deixe-a entrar. Sem desconfiança, por favor. Apenas aceite, abra os olhos e se permita ser feliz, porque é a coisa mais gostosa do mundo. Se permitam, só isso. Se permitam.

SE PERMITAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário